sábado, 8 de março de 2014

Um nerd de São Paulo na corte do rei Joffrey

Dubrovnik é uma cidade no litoral da Croácia que, por ser uma cidade fortificada que preserva um visual medieval fantástico, é muito usada como cenário para a filmagem de filmes e séries. Você deve ter ouvido falar em uma seriezinha chamada Game of Thrones, que por acaso é a melhor série de todos os tempos já produzida para a televisão, e não sei se você sabia mas muitas das cenas ambientadas em King’s Landing são filmadas lá mesmo em Dubrovnik.

Por ter conseguido conversar com as pessoas certas e estar no lugar e na hora certos, consegui me infiltrar nas filmagens da quarta temporada como figurante. A cena da qual participei foi filmada entre 9 e 13 de setembro, e foi uma experiência incrível! Abaixo faço um relato de como foi. Infelizmente, devido a um contrato que assinei com a HBO eu não posso divulgar fotos ou informações mais específicas sobre o que foi filmado até que estas informações sejam divulgadas pela própria HBO, então terei que esperar até a estréia da nova temporada, prevista para abril de 2014 para postar fotos em que eu apareça. As fotos que eu coloquei no post são de lugares neutros ou são fotos que foram vazadas em outros lugares (neste caso marcados com [*]), então se você que está lendo for um advogado da HBO por favor não me processe!

Editado em 19/03/2014: A Lidiany do GameOfThronesBR publicou uma entrevista comigo! Dá uma olhada lá depois de ler este post!

Editado em 14/04/2014: Saiu o episódio! Coloquei as fotos do casamento do Joffrey neste post.

Editado em 18/11/2014: Respondi no quora.com à pergunta What is it like to be an extra no Game of Thrones.

Editado em 10/01/2015: A minha resposta no quora.com também foi publicada no site Business Insider.

Editado em 16/07/2017: Na véspera da estréia da sétima temporada de GoT foi publicada uma nova entrevista comigo no site Business Insider.

E agora, ao relato…

Ao fundo, o Centro Velho de Dubrovnik

Desembarque em King's Landing

Parti de Londres para Dubrovnik no voo das 5 da manhã, após ter passado a noite no aeroporto de Gatwick. O voo acabou sendo bem cansativo, mas eu estava tão empolgado com o que estava prestes a acontecer que nem liguei. Cheguei às 10 da manhã e liguei para o gerente dos figurantes para dizer que já havia chegado. Ele me explicou mais ou menos como chegar ao local onde os ajustes das fantasias eram feitos, que era em um distrito a meio caminho entre o aeroporto e Dubrovnik. Peguei um transporte desde o aeroporto e pedi para descer no meio do caminho.

Foi um pouco difícil encontrar o lugar. Por não ter explicado direito para o motorista onde eu deveria descer, acabei descendo em um ponto antes. O ponto ficava na estrada, onde não havia lugar para pedestres caminharem, então em vários momentos tive que caminhar no meio da estrada mesmo. O trajeto até o galpão onde ficava a base dos figurinos foi longo, sob um sol escaldante. Ainda me perdi por lá e tive que tentar me comunicar com as poucas pessoas que eu via na rua para encontrar o lugar preciso.

Mas finalmente cheguei. Uma vez lá, o lugar era inconfundível. Onde mais eu poderia ver soldados Lannister, aldeões e nobres sentados assistindo a uma trupe de malabaristas?

Entrei no terreno da base dos figurinos e já senti que estava entrando em outro mundo. Logo de cara pedi ajuda a um rapaz que estava fantasiado com a armadura vermelha dos guardas dos Lannister. Ele me levou até o local onde eu deveria me apresentar e fui atendido por uma moça, que me cumprimentou falando "Ah, você que é o rapaz do Brasil? Bem vindo!" e me pediu para esperar.

A experiência já estava sendo muito legal. Eu estava dentro de um enorme galpão, sentado em um canto onde várias fileiras de cadeiras estavam organizadas. O setor onde eu esperava estava separado do resto do galpão por uma cortina, através da qual dava para entrever suportes carregados com fantasias de todos os tipos. Mas a quantidade de fantasias era tão grande que havia vários suportes espalhados mesmo do lado em que eu me encontrava, então enquanto eu esperava eu pude espiar um pouco. Havia muitas fantasias de homens e mulheres nobres, mas evidentemente o que chamava minha atenção eram as armaduras. Havia algumas armaduras vermelhas dos Lannister e as armaduras com escamas metálicas da King's Guard.

Uma foto do armazém das fantasias[*]. 


Enquanto observava as fantasias eu ficava imaginando qual seria a fantasia que eu usaria. Durante a negociação prévia por e-mail, o gerente dos figurantes me havia dito que eu seria um membro da nobreza. Achei muito legal esta possibilidade, mas devido a mudanças de agenda eles tiveram que trocar minha fantasia. Então fiquei secretamente desejando que, com um pouco de sorte, eu pudesse receber alguma armadura de soldado. Ei, eu sei o que você está pensando! Eu até que poderia ser um soldado! Um soldado um pouco pançudo e pouco musculoso, mas e daí???


A espera acabou sendo um pouco longa. Enquanto eu esperava vi alguns figurantes aparecendo com os figurinos que usariam na gravação daquele dia. Estavam fantasiados com roupas de aldeões e caras e corpos sujos. Em particular, a fantasia de um velhinho estava tão boa que eu olhava para ele e sentia pena, quase tive vontade de dar uma esmola. O engraçado é que eu veria esse mesmo velhinho no dia seguinte com roupa de nobre, o que demonstra como King's Landing oferece oportunidades de crescimento para qualquer um mesmo. Enquanto esperava, chegou uma menina que também estava esperando pelo seu figurino. Perguntei se ela seria figurante, e ela me disse que era contorcionista. Perguntei se era a primeira vez que ela estava no Game of Thrones, ao que ela me respondeu que não. Pensei na única cena que eu lembrava que tinha uma contorcionista e antes que eu pudesse perguntar, ela me respondeu: "eu fiz a cena em que Tyrion paga pelos serviços do Podrick levando-o para o bordel". Aham, quem assistiu a terceira temporada lembrará quem era ela, uma das únicas quatro mulheres do mundo conhecido capazes de realizar o nó Meereenese.

Então eu fui finalmente chamado! Eu estava empolgadíssimo! Mesmo quando fui informado de que de membro da nobreza eu havia sido demovido para serviçal eu ainda estava feliz. Experimentei a fantasia, que era uma vestimenta medieval completa. Uma calça roxa larga por baixo, botas de couro, uma túnica roxa e um lenço preto amarrado no pescoço. Um comissário de bordo medieval, podemos dizer. A fantasia havia caído bem, mas ainda era necessário fazer um ajuste da barra. A costureira que me ajudou com a fantasia fez as medidas necessárias, logo em seguida me levou para tirar uma foto, e o processo estava terminado. Tirei a fantasia e, quando estava indo embora, fui informado sobre como seria o primeiro dia de gravação: eu deveria estar às três e vinte da manhã em um ponto de espera, onde um transporte iria buscar os figurantes e leva-los para a base dos figurinos.

Não apareço nesta foto, mas ela mostra meus colegas serviçais e mostra
a fantasia que eu usei. Passamos 4 dias inteiros filmando juntos. [*]


Consegui chegar a Dubrovnik sem problemas. A base dos figurinos ficava a uns 7 km da cidade, e em vez de esperar pelo ônibus acabei pedindo carona na estrada. Um rapaz da Sérvia, que não falava uma palavra de inglês, parou para me dar carona. Ele foi muito legal e me deixou na rua de meu albergue. Fiz o checkin, deixei minhas coisas, fui até a cidade velha para passear um pouco e voltei para dormir cedo. O dia seguinte seria muito especial e eu não queria me arriscar a perder o ônibus!

Forte Lovrijenac, logo ao lado do local das filmagens.

A serviço do rei

Cheguei à base dos figurinos às 3:40 da manhã de segunda-feira, em um ônibus lotado de figurantes. Lá nos esperava uma longa mesa com um generoso café da manhã: pães, ovos fritos, presunto, queijo, salsichas, cereais, frutas, biscoitos, café, suco, chá… Nós figurantes experimentariamos uma longa espera até a hora de ir ao local de filmagem, então pelo menos a organização nos manteria bem alimentados até lá.

Aos poucos, na medida em que terminavam de tomar o café da manhã, os figurantes iam se dirigindo para o interior do grande galpão onde se encontravam as fantasias. Lá cada um de nós passaria pelo mesmo processo: seriamos chamados para o outro lado da cortina, onde colocaríamos nossas fantasias com ajuda das funcionárias, depois seriamos encaminhados a um outro salão dentro do galpão onde receberíamos algum tratamento para o cabelo. Os homens seriam barbeados e depois receberiam um "penteado medieval", por assim dizer. As mulheres sofreriam um pouco mais, pois deveriam receber aqueles penteados elaborados cheios de tranças.

Na saída do galpão, a transformação era impressionante. Onde antes havia jovens e idosos com suas roupas modernas, agora começavam a se concentrar homens e mulheres vestidos como nobres, soldados e serviçais. Grupos de mulheres nobres se reuniam em rodinha e conversavam enquanto fumavam seus cigarros. Soldados e serviçais faziam bagunça e piadas em voz alta, enquanto alguns, acostumados com a rotina diária, aproveitavam o tempinho livre para tirar uma soneca.

Mulheres nobres esperando pelo ônibus na base dos figurinos. [*]

Algumas visões eram surreais e fascinantes. Por exemplo, ver um soldado de armadura mexendo em seu iPhone; um idoso nobre tomando suco de caixinha; uma moça da nobreza saindo do banheiro químico; um soldado com um maço de cigarros em sua bota. Esses anacronismos eram tão interessantes e bizarros que eu não conseguia parar de simplesmente ficar caminhando em volta e observando.

Neste primeiro dia de filmagem acabei fazendo amizade com um rapaz chamado Phil, o mesmo soldado Lannister que me ajudou quando cheguei para o ajuste das fantasias. Ele é um grande fã de Game of Thrones e pudemos conversar por várias horas sobre a série (nossa… como sou nerd…). Por incrível que pareça, é baixa a proporção de figurantes que é de fato fã da série. A grande maioria é composta por croatas que estão lá apenas pelo dinheiro (sim, você é pago para ser figurante!), e muitos deles nunca assistiram a série. Havia, claro, alguns poucos fãs que viajaram exclusivamente para ser figurantes. A maioria com quem pude conversar era da Inglaterra, mas fiquei sabendo de um rapaz que viera da Alemanha e havia alguns americanos por lá. Mas todo mundo ficava impressionado quando eu falava que tinha vindo do Brasil! Era difícil alguém vir de tão longe para isso.

Lá pelas 7:30 da manhã, cada "categoria" de figurantes (serventes, homens nobres, mulheres nobres, soldados) foi chamada e passou por revista pela equipe de figurino e maquiagem para ver se estava todo mundo com aquele visual medieval perfeito. Assim que passávamos pela revista, entravamos no ônibus que nos levaria para o local de filmagem.


Fascinado como eu estava por tudo o que estava acontecendo em meus primeiros dias em Dubrovnik, não pude deixar de me impressionar com a bela vista da Cidade Velha que tínhamos do ônibus no caminho até o local da filmagem. Este é de fato o local perfeito para filmar uma cidade-fortaleza medieval. Uma muralha de mais de 2 km de extensão protege um núcleo de casas e igrejas de pedra, à beira do mar Adriático, com uma vista do oceano maravilhosa. Com um pouco de esforço, eu conseguia imaginar que as frotas de cruzeiros e barcos de turismo que chegavam ao porto de Dubrovnik eram na verdade as embarcações de Lord Stannis tentando invadir King's Landing.

O local das filmagens era um parque localizado bem próximo à Cidade Velha, separado da fortaleza de Lovrijenac por um pequeno trecho de mar. No topo desta fortaleza normalmente há uma bandeira da Croácia, mas durante as filmagens uma bandeira da casa Lannister-Baratheon tremulava ao vento. Quem subisse a esta fortaleza poderia ter visão de longe do set de filmagem, mas seria inibido de tirar fotos por um segurança da produção que ficava lá o dia inteiro. Eu concluí que o trabalho desse segurança devia ser o mais monótono e chato de toda a produção da série, por isso espero que ele tenha recebido um bom pagamento. Este cara merece.

A bandeira Lannister-Baratheon tremulando ao vento.

O parque estava todo preparado para a cena que iríamos gravar. Na verdade não sei o quanto posso escrever a respeito, pois tenho um contrato de confidencialidade que me impede de passar informações. Teoricamente só posso comentar sobre coisas que já tenham sido exibidas e anunciadas pela HBO, por isso vou tentar ficar no lado conservador em minhas descrições.

O que posso afirmar é que a produção da série é fenomenal. Acho que meu respeito pelo esforço que a equipe de produção realiza aumentou em várias ordens de grandeza. Principalmente porque dias depois da filmagem eu tive chance de visitar o mesmo lugar, completamente limpo, e aí eu tive a verdadeira sensação da transformação que estes caras conseguiram realizar no local.

A cena era um grande festim, e o local estava preparado para tal. Havia dezenas de grandes mesas, com pratos, talheres e belas comidas falsas. Eu fiz uma contagem por alto e pude contar mais de 100 figurantes fazendo o papel de homens e mulheres nobres. A produção da série era tão cuidadosa que, para filmar de forma realista um festim com mais de cem convidados, eles fizeram um festim com mas de cem convidados! E a atenção aos detalhes era impressionante. Havia muitos cantos escondidos onde a equipe de produção se preocupou em colocar uma planta, ou uma parede falsa, ou um porta-estandarte. Aquele canto poderia nunca ser filmado, mas o importante é que, se fosse filmado, seria realista.

Como você já deve ter imaginado, o trabalho de figurante não é muito glamuroso. Basicamente nós temos que ficar horas e horas esperando até que sejamos solicitados para alguma cena específica. E, enquanto esperávamos, havia algumas poucas opções de entretenimento. Alguns liam ou navegavam na internet em seus smartphones; outros conversavam; outros dormiam; outros jogavam cartas; outros tomavam água, café e comiam biscoitos. Um senhor chegou a levar uma gaita de boca e ficava tocando.

Havia um setor do parque, um longo corredor com um parapeito e uma vista belíssima para o mar, onde havia cadeiras e onde os figurantes deveriam ficar esperando quando não estavamos filmando. Muitos ficavam lá mesmo, especialmente aqueles que não ligavam para a série, como os mais idosos. Outros, como eu, aproveitavam para ficar escapando e tentando prestar atenção na equipe de filmagem e na atuação dos atores.

Esta era a vista que tínhamos no local onde nós figurantes
esperávamos pela nossa vez de filmar.

Eu acho que uma coisa muito interessante de se colocar dezenas de pessoas com um objetivo comum é que de repente se torna tão mais fácil conversar e fazer amizades. Eu era um entre dez serviçais Lannister, e em diversas vezes eramos instruídos a ficar esperando juntos para quando fossemos necessários em algumas cenas. Então pudemos conversar bastante, e ao longo dos dias daquela semana acabamos criando uma amizade. Era um pouco engraçado o contraste, porque, desconsiderando a mim, todos os serviçais tinham entre 18 e 20 anos. Eu era o mais velho de todos, com 29 anos. Por alguma razão, talvez por eu ser mais velho, ou talvez por ser brasileiro, ou talvez porque os croatas são assim simpáticos e hospitaleiros, todos vinham conversar comigo. Fiz amizade com um outro viciado em Game of Thrones e viciado em filosofia chamado Erijck, de Rijeka, com quem conversei bastante; com outros jovens de Dubrovnik muito divertidos, com nomes croatas como Leon, Lovro, Faruk e Kreso. Mas o ambiente era descontraído de tal forma que você poderia conversar com qualquer pessoa a qualquer momento. O único fator limitante seria se a pessoa conversava em inglês. Normalmente os jovens conversavam em inglês muito bem, mas com as pessoas mais idosas era muito difícil de conversar, pois só falavam em croata.

Eventualmente, chegaram os momentos em que nós poderiamos parar de ficar apenas esperando e filmar de fato. Neste momento eu percebi que, no final das contas, ser um serviçal acabou sendo uma sorte! Os soldados, por exemplo, eram os que mais sofriam. Eles tinham que ficar esperando em um calor escaldante, dentro de uma armadura pesada (a mais pesada de todas pesava 20 kg) e, mesmo que fossem capturados pelas câmeras, eles estariam usando seus capacetes fechados, então não poderiam ser reconhecidos depois. Era muito comum ver os soldados, enquanto não estavam filmando, estirados pelo chão ou em cima das mesas tentando descansar do esforço de ficar nas armaduras. Os nobres, por outro lado, eram muitos, e ficavam basicamente sentados nas mesas do banquete, por isso a chance de aparecerem em vídeo era muito pequena. Nós serviçais, por outro lado, éramos poucos, apenas dez, e, como serviçais, tínhamos que ficar caminhando pela cena do banquete o tempo todo, servindo vinho e carregando pratos, então a chance de aparecermos era muito maior. É claro que não dá para saber até o momento em que a série vá ao ar, o que deverá ser na metade de 2014, mas fui informado pela responsável pelos figurantes que eu apareci em várias das cenas filmadas então eu tenho uma grande chance de aparecer de relance. Uhú!!!

Durante a filmagem, o papel do figurante era muito fácil. Os soldados só deveriam ficar parados em pé em alguns pontos específicos. Os nobres deveriam ficar nas mesas conversando entre si, ou caminhando pelo local do banquete. Os serviçais deveriam fingir que estavam servindo ou atendendo aos nobres. Em algumas cenas eu carregava uma jarra com vinho invisível, e eu deveria ir de mesa em mesa perguntando se os nobres queriam vinho. Algumas cenas tinham que ser filmadas várias e várias vezes, e nós tinhamos que repetir os mesmos atos que tinhamos feito na rodada anterior, então  tentavamos fazer algumas piadinhas. Por exemplo, quando eu me aproximei para servir um homem nobre, sua companheira nobre me impediu de servir colocando a mão sobre o cálice e dizendo "Ele não vai beber porque está dirigindo", e coisas do tipo.

A filmagem em si é fascinante. É muito interessante como o diretor e sua equipe realizam um trabalho de otimização em tempo real. Eles filmam a cena uma vez, com o posicionamento inicial dos figurantes e dos elementos do cenário. Depois analisam a imagem e, se percebem que o cenário estava muito carregado em um lugar ou muito vazio em outro, reposicionam os elementos ou os figurantes e filmam de novo, e assim vão fazendo até que a imagem fique perfeita.

Outra coisa interessante é o modo como eles capturam os diferentes ângulos que irão para a série. Eles usam poucas câmeras, normalmente duas, mas no máximo três, e filmam a mesma cena várias vezes, porém colocando as câmeras em lugares diferentes. Assim, algumas cenas cruciais foram filmadas dezenas de vezes, com os atores realizando exatamente a mesma atuação, apenas para que fosse possível capturar ângulos diferentes.

É claro que, para um fã da série, uma das partes mais legal disto tudo é poder ver de perto seus personagens favoritos e vê-los atuando. Tive a sorte de estar presente em uma cena crucial da quarta temporada, então todos os personagens de King's Landing estavam lá: Joffrey, Margaerie e sua avó, Tyrion e Lady Sansa, Lord Tywin, Lady Cersei, Loras Tyrell e seu pai, Podrick, Grand Meister Pycelle, Lord Varys, Lady Brienne, ser Jamie e Bronn. Era impressionante vê-los ao vivo, principalmente porque eu não conseguia deixar de vê-los como seus personagens. Era muito estranho então vê-los fazendo piadinhas durante as filmagens, ou vê-los simplesmente sendo normais quando não estavam filmando. Eles eram simpáticos e acessíveis, e quando não estavam com pressa (porque deveriam trocar o figurino, por exemplo) eles paravam para conversar e tirar fotografias. Por isso foi um choque quando, por exemplo, fui conversar com a atriz que interpreta a Cersei e ela foi super legal comigo e posou para uma foto. A personagem dela é uma mulher arrogante, manipuladora e calculista, o que contrastou com sua personalidade na vida real. Uma coisa que talvez pudesse ser um pouco chata era que eu não sabia dos nomes de nenhum dos atores, só dos personagens, então quando eu os abordava eu tentava disfarçar fazendo alguma brincadeira usando o nome do personagem mesmo, com por exemplo "Lord Tywin, o senhor gostaria de um pouco de vinho fictício?". Tenho impressão de que eles não devem gostar muito disso, mas dane-se, eu sou mesmo é fã da série e dos personagens da série, e não dos atores!

De modo geral os atores não eram muito incomodados ou abordados pelos figurantes, principalmente porque a maioria dos figurantes não ligava para a série e em segundo lugar porque havíamos sofrido um pouco de terror psicológico com o contrato que tivemos que assinar, que dizia que não poderíamos tirar fotos de forma alguma do set de filmagem. Mas no final das contas a decisão dos atores era soberana, então se eles nos deixassem tirar fotos então era isso o que importava! Mas muitos figurantes ficavam  tímidos e nem mesmo pediam para tirar fotos.

Era muito engraçado ver os atores, entre as filmagens, mexendo em seus iPhones e iPads. Especialmente engraçado foi ver o Lord Varys, o sabe-tudo mestre das fofocas, andando com seu iPad. Isto me fez entender como ele sabe tanto sobre todo mundo de King's Landing. É até óbvio! Ele fica espionando todo mundo no Facebook!

Voltando ao trabalho do figurante, você deve imaginar como deve ser difícil coordenar mais de 100 figurantes que não fazem a menor idéia do que devem fazer a cada instante. Havia uma hierarquia na equipe de produção que tinha o objetivo de controlar os figurantes. Uma moça da produção da série chamada Sara gritava instruções em inglês para cada cena, como por exemplo "Precisamos de um casal de nobres caminhando por aqui, um serviçal dando voltas por aqui, etc etc". Um membro da equipe de apoio da Embassy chamado Daniel repetia em Croata e pacientemente em inglês para pessoas como eu e explicava detalhes que não tinham ficado claros na explicação da Sara. E muitos outros membros da equipe de apoio ficavam espalhados pelo set ajudando a buscar os figurantes quando estes eram necessários. Todo mundo era muito legal na equipe de apoio, principalmente o Daniel. Quando eu perguntava alguma coisa sobre a qual não tinha entendido ele repetia pacientemente, e ficava brincando com todos os figurantes, o que deixava o ambiente bem legal. Alguns figurantes reclamavam de que se sentiam tratados como gado, mas em geral eu achei que, na medida da dificuldade inerente a controlar uma quantidade tão grande de pessoas, a equipe nos tratava muito bem. Nos últimos dias de gravação acabei fazendo amizade com um rapaz chamado Tomislav, ou Tommy. Ele era um "stand in", um ator contratado para ocupar o lugar de um ator principal quando o diretor procura pelos melhores ângulos para a câmera. O Tommy e o Erijck, aquel rapaz viciado em Game of Thrones e estudante de filosofia, acabaram se tornando bons amigos e, quando as gravações já tinham terminado, nós aproveitamos para andar por Dubrovnik juntos.

Depois que os atores e figurantes estavam posicionados e todos sabiam o que deveriam fazer, os cinegrafistas começavam a gravar e gritavam "Roooolling!!!" para que todos soubessem que as câmeras já estavam capturando vídeo. Os membros da equipe de apoio repetiam em voz alta para que todo mundo escutasse, e este era o momento de fazer silêncio. Em seguida, o diretor gritava "Background action!", o que era a dica para os figurantes para começarem a fazer suas ações. E finalmente ele gritava "Action", quando os atores começariam a interpretar seus papéis. No final da cena, o diretor exclamava "Cut!", e então saberíamos se a cena ficou boa ou se teríamos que gravar de novo. Sempre que terminava a gravação de uma cena, todos batiam palmas e celebravam. Especialmente quando a cena era gravada corretamente na primeira vez, o que aconteceu algumas vezes.

Nós passavamos muito calor durante o dia, mas sempre que quisessemos tinhamos à disposição garrafas de água mineral. Também tinhamos acesso a biscoitos, frutas e café, e recebíamos três lanches por dia, compostos normalmente por um sanduíche ou hamburguer grande, uma fruta, um doce e uma coca-cola morna. Às vezes também recebiamos sopa de lentilha na hora do almoço, que, apesar do calor, era muito gostosa.

O dia de gravação normalmente terminava entre 18:30 e 19:00. Neste horário, todos íamos para a rua esperar por nossos ônibus que nos levariam de volta à base dos figurinos para poder trocar de roupa. Quem passava pela rua naquele momento ficava assombrado de ver toda aquela gente fantasiada, e devia ser uma visão impressionante mesmo. De volta à base, tirávamos nossas fantasias, vestíamos nossas roupas normais e o ônibus nos levava de volta ao lugar de onde tinha nos recolhido. Então a jornada de trabalho acabava sendo de 4:10 até 19:00. Era um trabalho muito cansativo, mas tão divertido que valia a pena.

Esperando pelo ônibus para voltar para a base das fantasias. [*]

Participei das gravações de segunda a sexta-feira. Na terça-feira perdi a hora e acabei não conseguindo chegar a tempo na base dos figurinos, então perdi o dia. Por sorte, a partir de quarta-feira o horário de concentração para pegar o transporte mudou de 3:20 para 4:10 da manhã, o que pelo menos permitiu ter uma horinha a mais de sono.

A sexta feira, o último dia de gravações, foi especial. Quando a última cena foi gravada, começou uma celebração envolvendo todo mundo que estava no set. As pessoas estavam felizes, batendo palmas, e aproveitando para tirar fotos uns dos outros. Neste momento ninguém da produção estava reclamando! Eu senti uma pontinha de tristeza, pois esta experiência tão incrível estava chegando ao fim. Eu ainda iria voltar no domingo para filmar uma outra cena, mas Murphy iria me cobrar pela diversão que tive durante a semana e eu não conseguiria participar desta cena. À noite, juntando um pouco da energia que restava, um grupo de figurantes combinou uma reunião na Cidade Velha para beber e conversar. Foi tão estranho rever todo mundo com as roupas normais! Depois de cinco dias eu já estava acostumado a ver meus amigos com roupa de serviçais e os homens e mulheres com roupas de nobres, e foi uma dura volta à realidade saber que já tinha acabado.

Assim concluo o meu relato. Espero que você tenha gostado!

Ah, todas as fotos marcadas com [*] já tinham sido vazadas na internet, e tirei deste site: http://imgur.com/a/2K75U#r1CY1oV

8 comentários:

  1. Cara, só de ler isso fiquei com vontade de ser figurante por uma semana. Creio que principalmente por ser fã da série. Você foi um sortudo!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Deve ter sido perfeito mesmo! Obrigada por dividir essa experiência com a a gente...estou pensando em visitar Dubrovnik nas férias, provavelmente entre outubro e dezembro, que lugar incrível. Conforme os episódios forem sendo exibidos, poste as fotos "censuradas" :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe!
    Que relato incrível!
    Parabéns!
    Te escrevi no facebook, será que podemos conversar?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe, eu fiquei doida quando vi que um Brasileiro conseguiu ser figurante do GOT tão fácil, e mandei email pra empresa que contrata os figurantes na Irlanda, e eles me responderam dizendo que tem que ser residente da Irlanda pra se cadastrar na empresa. Será que é mais de uma empresa que contrata? como vc conseguiu? me manda o contato por favor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a, meu email é alexandra.jaguaribe@icloud.com

      Excluir